Centro de Estudos das Américas - CEAS
Tel.: (21) 2263-1082

Responsável: Clóvis Brigagão
Unidade: Centro - Pio X

Criado em 1991, o Centro de Estudos das Américas- CEAs - ligado ao Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes-UCAM - é um fórum permanente de estudos e reflexão voltado para as principais questões internacionais de nosso tempo.

Desde então, o CEAs vem desenvolvendo um amplo programa de pesquisa, eventos, cursos e publicações voltados para a análise dos mais prementes temas globais contemporâneos tais como Paz e Segurança, Democracia e Governança Global, Direitos Humanos e Globalização, Integração Regional e Comércio Internacional, e Investimentos e Negócios Internacionais.

Dentre os programas de pesquisa hospedados pelo Centro, destacam-se: o Programa de Estudos em Paz e Segurança Internacional, o Programa de Estudos em Direitos Humanos Comparados e o Programa de Estudos Interamericanos. Às atividades de pesquisa, somam-se as atividades de ensino, capitaneadas pelos Cursos de Pós-Graduação em Estratégia de Negociações Internacionais e em Gestão dos Direitos Humanos: Teoria e Prática.

Recentemente, como resultado direto da experiência acumulada em programas de pesquisa e ensino, o CEAs incorporou às suas atividades tradicionais o atendimento às crescentes demandas de consultoria e assistência técnica em Relações Internacionais. Para tanto, implantou o Grupo Executivo de Relações Internacionais – GERI, iniciativa de caráter interinstitucional que reúne acadêmicos e gestores de políticas públicas, que tem no CEAs seu ponto focal.

Ao longo dos anos, as várias atividades do CEAs foram marcadas pela parceria e cooperação com renomadas instituições do mundo empresarial, governamental, não-governamental e acadêmico nacionais e internacionais, tais como: Organização dos Estados Americanos (OEA), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Georgetown University (GU), University of Maryland (UMD), National Democratic Institute of International Affairs (NDI) e Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), entre outros.

O CEAs apresenta-se assim como gerador, articulador e difusor de conhecimento interdisciplinar em temas globais emergentes, oriundos das fronteiras disciplinares da Economia, Política, Direito e Relações Internacionais.